A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou, na última sexta-feira (26), que a bandeira tarifária amarela será mantida para o mês de abril, com custo de R$ 1,343 para cada 100 kWh consumidos. 

De acordo com a Agência, essa medida foi tomada pois em março houve registros de precipitação nas principais bacias do SIN (Sistema Interligado Nacional) com volumes finais abaixo do esperado. 

Ademais, explicou que os principais reservatórios de hidrelétricas do SIN estão com estoques relativamente reduzidos para essa época do ano, em função do volume de chuvas abaixo do padrão histórico registrado ao longo de toda a estação úmida.

Leia mais: Revisão da bandeira tarifária entra em consulta pública

Como abril é um mês de transição entre o período úmido e o seco nessas regiões, as precipitações não devem alterar a tendência de queda das afluências a partir de então, disse a ANEEL em nota.

“Essa conjuntura sinaliza patamar desfavorável de produção pelas hidrelétricas, pressionando os custos relacionados ao GSF (risco hidrológico) e o PLD (Preço de Liquidação das Diferenças)”, completou a agência.

Source link