Visando colaborar com a disseminação do conhecimento, a fabricante de fixadores fotovoltaicos ARaymond Solar doou equipamentos para os cursos de extensão voltados ao segmento solar oferecidos pela USP (Universidade Estadual de São Paulo) em São Carlos.

A empresa forneceu clips fixadores para os cursos “Introdução a Sistemas Fotovoltaicos, Dimensionamento e Instalação” e” Dimensionamento Avançado de Sistemas Fotovoltaicos Usando PVsyst”, ministrados pelo professor e doutor em engenharia elétrica, Elmer Pablo Tito Cari.

“O curso de sistemas fotovoltaicos básico e avançado que ministro na USP é um curso de difusão destinado para toda a comunidade externa e interna: alunos, professores, engenheiros, técnicos, investidores, público geral que queiram investir nesse setor”, explica o professor. 

O curso começou em 2017 e por ser um curso de extensão, foi necessário um convênio entre a USP/São Carlos e a FIPAI (fundação industrial para o incremento e aperfeiçoamento industrial). 

“Quando comecei a criar o curso não tinha muitos cursos na região de São Carlos por isso acabei criando o curso. A preparação das aulas teóricas foi mais tranquila, pois estou familiarizado em ministrar aulas, já na parte prática são necessários equipamentos”, afirma Cari.  

A parceria com a ARaymond surgiu através de Willy Paul Barros Zulke, estudante de Engenharia Elétrica e estagiário na ARaymond no setor de Energias. O estudante também é monitor especialista dos cursos na universidade.  

“A ARaymond entrou em contato com o coordenador do curso, o Professor Elmer, para realizar doações do catálogo de produtos da Raymond. O professor gostou bastante dos produtos e da facilidade de instalação que realizou a solicitação de mais amostras e trilhos para instalação de um showroom na Raymond”, afirmou Zulke

Projeto Garagem Solar

Projeto Garagem Solar - USP São Carlos

Projeto Garagem Solar – USP São Carlos

A ARaymond também doou clips fixadores e gerenciadores de cabos para um projeto de garagem da universidade. A estrutura é composta por 12 painéis fotovoltaicos de 380 W e um inversor de 4 kW, o sistema produz até 529 kWh mensalmente. A garagem possui tomadas para carregamento de carros elétricos e celulares. 

A estrutura levou um mês e meio para ficar pronta e foi feita a partir de equipamentos doados por empresas do mercado fotovoltaico. O custo base dos equipamentos utilizados na implementação foi de cerca de R$ 23 mil. 

“Apesar do tempo, os clips ARaymond podem ser montados com apenas um click, fazendo a fixação e o aterramento. Um módulo leva em média 10 segundos para ser instalado, com 4 pontos de fixação e utilizando apenas um martelo”, destaca Rafael Avila, KAM do segmento de Energia da ARaymond Brasil

Source link