A fabricante de inversores Fronius atingiu a marca dos 100 mil equipamentos registrados, o que equivale a 1 GW de potência instalada em GD (geração distribuída) no Brasil, segundo balanço divulgado pela empresa. 

O resultado representa 20% de toda a potência instalada no país, que hoje é de 5,7 GW, de acordo com dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

“O aquecimento do mercado se deve, principalmente, aos empreendimentos de pequeno e médio portes nas áreas residencial e comercial, que passaram a investir mais em geração distribuída”, afirma Alexandre Borin, gerente comercial da Unidade de Solar Energy da Fronius no Brasil.

Os números foram calculados por meio da SolarWeb, ferramenta da Fronius que permite ao usuário o gerenciamento do sistema de energia. Segundo a plataforma, 8% dos 100 mil inversores foram registrados apenas no 1º trimestre de 2021. 

“Cada vez mais, o instalador entende a importância de ter uma marca de confiança que ofereça soluções duráveis e que tenha estrutura no Brasil. Os serviços de pós-vendas como suporte telefônico, centro de reparos nacional e a garantia estendida são os grandes diferenciais da Fronius no Brasil”, destaca Borin. 

A expectativa da empresa é que o segmento de GD se mantenha em alta, podendo assim, oferecer novas oportunidades de expansão dos negócios. O executivo projeta um crescimento de 50% nas vendas de soluções fotovoltaicas em 2021.

De acordo com Borin, em 2021 será lançado inversores mais potentes, para usinas entre 500 kW e 5 MW de potência. Além disso, ele afirma que as soluções da linha Tauro de 50 kWp e 100 kWp para este segmento serão comercializadas no Brasil a partir do 2º semestre.

Source link