Você sabe quais são os principais problemas relatados pelos consumidores que utilizam sistemas fotovoltaicos? Para responder essa pergunta, a Greener conversou com 260 consumidores da classe de consumo comercial, que adquiriram suas usinas solares a partir de 2017.

Do total de entrevistados, 88% estão satisfeitos com seus sistemas e 16% relataram que tiveram alguns problemas com a instalação e/ou equipamentos, de acordo com o Estudo Estratégico: Mercado Fotovoltaico de Geração Distribuída 2° Semestre de 2020.

Entre os motivos de insatisfação, estão a geração inferior à calculada/prometida, infiltração no telhado e mau funcionamento do inversor. Também foram apontados outros problemas, como quebra de telhas durante a instalação; problema com disjuntor, cabeamento e conectores; módulos mal posicionados; módulos arrancados do telhado por temporal; problemas na medição; quebra de painéis e; demora na instalação.

Para evitar que esses problemas aconteçam é essencial tomar alguns cuidados. Júlio Tavernaro, gerente comercial da Spin, destacou que para um projeto não ser comprometido é preciso se atentar a questão do laudo estrutural

“Ou seja, avaliar o tipo da telha, se pode ser feita a fixação da telha ou se terá que buscar a viga que está por baixo. Se buscá-la, qual o tipo? Hoje, existem vigas de concreto protendido. Você não pode furá-la”, disse.

Segundo Francis Polo, CEO da Polo Engenharia Elétrica & Fotovoltaica, partindo do princípio de que é preciso ter qualificação e expertise – equipe técnica devidamente especializada, portanto – o integrador tem que se inteirar das opções em relação aos fornecedores e selecionar aquele que mais se adéqua a sua proposta: qualidade, preço e relação custo x benefício.

“O básico é verificar a quanto tempo o fornecedor está no mercado, buscar referências de outros integradores – parceria sólida é algo fundamental – conhecer o portfólio de produtos, certificações, eficiência e vida útil dos equipamentos (de painéis a inversores), assim como as garantias oferecidas”, concluiu. 

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Como você considera o pós-venda de seu integrador? 

O questionário da Greener também perguntou aos clientes como eles consideram o pós-venda do integrador. Segundo a empresa, 10% consideraram-no regular ou ruim. O principal motivo apontado foi a demora no atendimento. 

“Depois que você entrega a usina para o cliente, é iniciada uma jornada de 25 anos com o mesmo. Então, o pós-venda nada mais é do que um processo de ‘customer experience’ que é preciso manter para que os fatores que fizeram aquela pessoa comprar a planta sejam mantidos nesse período”, disse Fábio Furtado, CEO da SolarZ.

Durante participação no podcast Papo Solar, o especialista comentou sobre a importância do pós-venda para o mercado fotovoltaico e destacou que esse atendimento é essencial para conseguir antecipar receitas. Clique aqui e confira. 

Qual foi o meio de pagamento mais utilizado? 

Nos últimos dois anos, o relatório apontou também que o financiamento tem sido fator fundamental para a aquisição de sistemas fotovoltaicos comerciais. 

Em 2020, por exemplo, 58% dos clientes preferiram financiar, já em 2019 esse valor correspondeu por 66%. Os sistemas que mais obtiveram financiamento estão nas faixas de 10 a 49,9 kWp. 

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Segundo a Greener, uma possível explicação para o volume financiado em 2020 ter sido inferior a 2019 é a pandemia, que dificultou o acesso a crédito devido às incertezas econômicas. 

Principal motivação para adquirir sistemas fotovoltaicos 

Outro ponto abordado pela Greener durante a pesquisa é sobre a principal motivação para comprar um sistema fotovoltaico. Neste caso, a consultoria relatou que maior parte dos comércios que adquiriram usinas solares indicaram como sua principal motivação a economia (84%), seguido de sustentabilidade (8%). 

Valorização do imóvel e insatisfação com a concessionária de energia também foram mencionados, mas não como a principal das motivações

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