A fabricante de sistemas fotovoltaicos Renovigi  lançou para o mercado o inversor off-grid RENO-5K-STR. O equipamento funciona totalmente independente da rede elétrica e possui a bateria Reno Power com BMS (Battery Management System).

O sistema de gerenciamento do inversor protege contra sobrecorrente e sobretensão (carga e descarga), temperaturas elevadas, curto-circuito e atende ao modo Sleep de segurança para o armazenamento de energia. 

Segundo a Renovigi, a bateria é feita de lítio e apresenta maior vida útil em comparação com as baterias de chumbo ou de ácido estacionárias. A Reno Power possui 6 mil ciclos ou dez anos de vida útil e cerca de 70% de retenção de carga.

“A estratégia de oferecer a bateria de lítio reforça o comprometimento em desenvolver tecnologicamente o portfólio, visando maior vida útil dos equipamentos e qualidade no fornecimento de energia”, afirma Jhonatan Paloschi, coordenador de time de P&D da Renovigi. 

O inversor já está certificado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e disponível para o mercado fotovoltaico brasileiro. 

Em funcionamento

O novo inversor da Renovigi foi implementado recentemente em um sítio localizado na zona rural de Cruzeiro (SP). A instalação foi realizada pela Local Tech, empresa credenciada Renovigi em Lorena (SP).

“O cliente reside em uma região mais afastada, com falhas no fornecimento de energia, muitas quedas e queria uma solução. Fizemos a instalação do off-grid e hoje, ele pode optar por se conectar na rede da concessionária ou apenas na bateria, a carga atende todo consumo do local”, explica Carlos Ferreira, diretor da Local Tech. 

O investimento foi de aproximadamente R$ 35 mil reais. Foi implementado no sistema a bateria RenoPower 4.8K da Renovigi e um inversor RENO-5K-STR. 

“As proteções e o inversor são os mesmos, o diferencial é a bateria, a instalação é simples se comparada ao sistema on-grid”, destaca Ferreira.

Source link