A ONG SER Alzira de Aleluia, localizada na comunidade do Vidigal (RJ), recebeu no dia 18 de junho a implementação de uma usina de energia solar fotovoltaica. A expectativa é que o sistema proporcione uma economia de R$ 300 na conta de luz.

A planta instalada tem uma potência de 3,65 kWp. No total, foram utilizados nove painéis fotovoltaicos de 405 Wp da marca Jinko Solar e um inversor PHB3000-NS.

O projeto foi implementado por meio de uma parceria entre o Grupo FRG e a PHB SOLAR, que dividiram o valor do sistema. Além disso, a PHB SOLAR forneceu consultoria para seleção dos componentes.

A participação da PHB no programa foi mediada pela Solarize Treinamentos, contactada pelo grupo FRG para viabilizar a instalação de um sistema fotovoltaico em alguma comunidade da cidade do Rio de Janeiro. 

Inicialmente, a instalação estava proposta para março de 2020, mas precisou ser adiada para junho de 2021 por conta da pandemia. A mão de obra foi fornecida pela empresa instaladora Mirassol Energia Solar Fotovoltaica. 

Sistema fotovoltaico é instalado em ONG no Vidigal (RJ)

Inversor PHB3000-NS – Créditos: Hans Rauschmayer

Os materiais para a obra foram doados pela Solarize através de um fundo social formado a partir de cursos do software PV*SOL. 

“A finalidade desta iniciativa é disseminar a tecnologia solar e capacitar os moradores desta e outras comunidades. Espera-se que este projeto-piloto seja logo replicado em outras”, afirmou Ildo Bet, co-fundador da PHB Eletrônica.

Source link