A fabricante alemã de módulos fotovoltaicos AE Solar desenvolveu uma tecnologia inovadora que está aquecendo ainda mais o mercado fotovoltaico.

Trata-se, segundo a empresa, do primeiro módulo livre de pontos quentes (hot-spots) e resistente ao sombreamento do mundo para produção em massa. 

Leia também: Influência do número de diodos de bypass no desempenho de painéis FV com sombras

De acordo com a companhia, o painel com tecnologia Hot-Spot Free protege cada célula por um diodo de bypass individual. Ou seja, quando a corrente de uma única célula não corresponde à corrente de toda a cadeia, a mesma tem uma tensão reversa que ativa o seu diodo de bypass individual.

Portanto, como resultado, as demais células do módulo não serão afetadas pela interrupção da célula sombreada.

Disponíveis na faixa de 260 W a 385 W, os produtos oferecem até 30% mais potência de saída em comparação com os módulos fotovoltaicos convencionais (que geralmente possuem apenas três diodos de bypass) em condições reais, afirmou a fabricante. 

Leia mais: AE Solar adiciona nova série de painéis solares ao portfólio

Os módulos Hot-Spot Free da AE Solar foram premiados pela PV Magazine na categoria “Top innovation 2018” e foram testados pelo Fraunhofer CSP Institute, da Alemanha.

Até o final do ano, a AE Solar planeja lançar nos Estados Unidos sua linha de equipamentos de painéis fotovoltaicos Supreme com tecnologia Hot-Spot Free resistente a sombreamento.

Source link