A Nextracker e a Solar Energy International anunciaram uma parceria para lançar um programa global de bolsas de estudo para apoiar mulheres a ingressarem no mercado de mão de obra do setor de energia solar.

Denominado de “Half the Sun”, a bolsa de estudos se inspira no Prêmio Pulitzer Nicholas D. Kristof e no livro de Sheryl WuDunn, Half the Sky, que traz narrativas de desafios que se transformaram em oportunidades.

No entendimento das duas empresas, as mulheres continuam sendo pouco representadas na indústria solar, apesar de haver um consenso de que um local de trabalho diversificado faz todo o sentido para os negócios inteligentes.  

De acordo com o último estudo divulgado pela IRENA (Agência Nacional de Energia Renovável), as mulheres respondem por apenas 28% dos empregos em ciência, tecnologia, engenharia ou matemática na indústria solar global.

A perspectiva do programa é conseguir fomentar o aumento da participação feminina e não binária para 50% na próxima década.

Para isso, durante três anos o programa fornecerá a dez alunas uma bolsa integral para um curso de treinamento solar com duração de seis semanas. O projeto engloba assistência financeira às candidatas que buscam educação nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Serão duas bolsas para os seguintes continentes: Europa, Estados Unidos, a região MEIAT (Oriente Médio, África, Índia e Turquia); Austrália e Ásia-Pacífico; e América Latina. 

Para participar, as mulheres e os indivíduos não binários devem ter obtido um diploma nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) ou área de concentração relacionada.

A partir da data em que os prêmios serão anunciados, as bolsistas terão acesso aos membros regionais da rede Nextracker Women’s Network com o objetivo de garantir e dar continuidade à carreira, à construção de sua rede de relacionamento networking e à orientação individual.

As beneficiadas ainda terão acesso à rede dos profissionais para fazerem a ponte de colocação profissional no setor solar, além de uma plataforma para discutir e compartilhar experiências no local de trabalho, que vão desde os desafios do exercício de suas funções durante a maternidade nas suas funções até os desequilíbrios de gênero no local de trabalho.

Publicado Originalmente no Canal Solar em 2021-08-23 11:26:32