Este artigo é para quem está começando no mercado fotovoltaico, mas pode surpreender alguns instaladores já experientes.

A tradicional solução do parafuso de cabeça martelo vem sendo substituída por diversos fabricantes de soluções para fixação.

Uma desvantagem conhecida do parafuso com cabeça martelo é que, em alguns casos, quando a ranhura do trilho não é perfeitamente ajustada, a cabeça do parafuso pode sofrer uma rotação durante o processo de montagem, o que não proporciona uma boa fixação.

Uma das soluções propostas no mercado é o uso de um parafuso com cabeça cilíndrica, do tipo allen, associado a uma presilha retangular com furo roscado, fazendo a função de uma porca invertida. 

A inversão acima mencionada refere-se à posição da porca. Enquanto na solução com parafuso martelo a porca é montada por cima, na solução com parafuso cilíndrico o elemento que faz a função da porca é montado na parte de baixo, dentro da ranhura.

Perfil de alumínio

Cada solução de fixação requer um perfil de alumínio especialmente desenhado. Um exemplo é o perfil de alumínio anodizado produzido pela BelEnergy, ilustrado na figura abaixo. 

A fixação dos suportes de telhado ocorre através do canal lateral do perfil, enquanto a fixação dos grampos (onde se encaixa o conjunto com parafuso cilíndrico) é feita no canal superior do perfil.

Perfil de alumínio para fixação de módulos fotovoltaicos

Perfil de alumínio para fixação de módulos fotovoltaicos. Fonte: reprodução/BelEnergy

Elementos de fixação

Na figura abaixo observamos o diferencial desta solução de fixação, que consiste no conjunto de parafuso de cabeça cilíndrica e furo roscado.

A cabeça cilíndrica do parafuso, do tipo allen, proporciona facilidade de manuseio e boa capacidade de torque. 

Enquanto isso, a presilha de furo roscado encaixa-se perfeitamente na ranhura do trilho, permitindo uma montagem tranquila e sem o risco de rotação do elemento de fixação no interior da ranhura.

Parafuso de cabeça cilíndrica e presilha com furo roscado

Parafuso de cabeça cilíndrica e presilha com furo roscado

Na figura abaixo é possível observar como é feito o posicionamento da presilha no interior da ranhura do perfil de alumínio.

Fixação da presilha no perfil de alumínio

Fixação da presilha no perfil de alumínio

Os parafusos para a fixação dos suportes e grampos ao perfil de alumínio são fornecidos juntamente com as peças de fixação (grampos, suportes etc). 

Para a fixação destes parafusos o instalador deve utilizar uma chave allen de 6 mm. Pode ser utilizada uma chave manual ou pode-se recorrer ao auxílio de uma parafusadeira, conforme mostram as imagens abaixo.

Fixação da presilha com parafusadeira

Fixação da presilha com parafusadeira

Fixação da presilha com chave allen manual

Fixação da presilha com chave allen manual

Na solução da BelEnergy, que consultamos para elaborar este artigo, por exemplo, os parafusos têm as medidas M8X25 e M8x45. 

O parafuso menor (M8X25) é utilizado junto aos suportes de telhado e grampos finais. O parafuso maior (M8X45) é utilizado para fixação do grampo intermediário no perfil.

Grampo intermediário e sua aplicação

Grampo intermediário e sua aplicação

Grampo final e sua aplicação

Grampo final e sua aplicação

Publicado Originalmente no Canal Solar em 2021-08-30 10:24:26