Conforme noticiado pelo Canal Solar, a alta no consumo de eletrônicos durante a pandemia de Covid-19 e os surtos da doença no Sudeste Asiático foram os principais fatores da escassez na oferta de chips semicondutores na indústria mundial.

Tal situação gerou descompasso no preço e na entrega deste produto, impactando a produção de inversores fotovoltaicos. Agora, o mercado está vivenciando outro problema de escassez, dessa vez a de componentes passivos, como capacitores, resistores e indutores, por exemplo.

Devido aos bloqueios na Malásia e na Indonésia, onde a maioria dos capacitores de alumínio japoneses conhecidos são feitos, as fábricas da Chemi-Con, Nichicon e Rubycon foram fechadas durante a maior parte de julho e agosto deste ano.  

As três empresas juntas controlam cerca de 50% do segmento de capacitores e espera-se, segundo o site especializado em tecnologias TechPowerUp, que a situação atual na Malásia leve a uma redução nas remessas em 30 a 60%.

“Sabemos que a indústria está sofrendo bastante com a falta de silício purificado e microchips, mas a novidade agora é a falta também dos capacitores, que são essenciais para o funcionamento do inversor. Inclusive, uma boa parte do custo do inversor vem justamente do banco de capacitor”, disse Mateus Vinturini, especialista em sistemas fotovoltaicos.

“E no caso, as empresas afetadas são grandes fabricantes, reconhecidas pela sua qualidade. Portanto, é de se esperar que tais companhias possam ter dificuldades com o fornecimento destes itens”, explicou. 

Na visão de Vinturini, não se sabe se o preço do solar será afetado pela escassez de componentes passivos, “mas este é mais um dos elementos que veio como consequência da crise do coronavírus e do grande aumento da procura por computadores e fontes de energia renovável”, concluiu. 

Aumento na demanda

Outro fator que está contribuindo por essa falta de componentes é o aumento da demanda. De acordo com o DigiTimes – jornal diário para indústrias de semicondutores, eletrônicos, computadores e comunicações em Taiwan e na região da Grande China – vários fabricantes de Taiwan tiveram um crescimento anual de receita de 20% ou mais no primeiro semestre de 2021. 

Leia mais: Alta busca por kits causa temor de desabastecimento

Fonte: TechPowerUp

Publicado Originalmente no Canal Solar em 2021-09-24 15:12:48