Uma das principais novidades do SOLergo 2022 da Electro Graphics apresentada na Intersolar South America 2021 foi o desenvolvimento do layout dos módulos fotovoltaicos de um projeto fotovoltaico em 3D.

A geração de um modelo 3D permite definir de forma otimizada as exposições e superfícies a serem associadas à instalação dos módulos fotovoltaicos. 

Segundo a empresa, com a nova ferramenta de layout 3D do SOLergo é possível diversas funcionalidades. Entre elas, a elaboração do modelo 3d do local de instalação, disposição dos módulos na presença do layout 3d e cálculo das perdas por sombreamento.

Veja como usar cada uma das funções.

Elaboração do modelo 3D do local de instalação

Dentro da janela de Exposições do SOLergo, o botão Layout 3D abre a janela na qual é possível modelar as edificações e incluir as áreas de instalação dos módulos fotovoltaicos, a partir da importação de imagens de satélite de Google, imagens fotografadas com Drone ou com outros dispositivos.

Análise preliminar das áreas de sombreamento

Com a opção Desenhar o perfil de sombra é possível realizar algumas simulações para projetar o formato da sombra de obstáculos sobre as superfícies indicadas como área de instalação do módulo. 

A caixa de diálogo permite indicar o dia de análise e a densidade dos pontos de análise, como também limitar a sombra apenas na orientação ao meio-dia solar ou identificar as áreas, com sombras mais baixas, correspondendo também aos momentos imediatamente mais próximos entre si.

Disposição dos módulos na presença do Layout 3D

Com o desenho do layout 3D é possível proceder com a disposição dos módulos fotovoltaicos com o auxílio do posicionamento automático.O posicionamento dos módulos fotovoltaicos dentro das áreas de instalação ocorre no plano 3D e cada elemento será posicionado dentro da exposição a que pertence. 

Depois de concluída a fase de inserção do módulo na modalidade automática ou manual, é possível obter uma visualização 3D de todo o sistema iniciando o comando Layout 3D, disponível na barra de ferramentas

Cálculo das perdas por sombreamento

Dentro da janela Layout 3D, o usuário também consegue realizar a simulação do sombreamento provenientes de obstáculos nas proximidades, e visualizar o resultado das perdas a cada mês.

Criação de imagem do modelo 3D

Concluído todo o desenho do Layout, disposição dos módulos e análise de sombreamento, o usuário também consegue capturar imagens do Layout em 3D para exibir na Documentação do projeto. 

Com o SOLergo 2022, é possível obter o modelo 3D de forma simples e eficaz, visando obter uma análise energética precisa e uma representação foto realista do sistema construído.

Publicado Originalmente no Canal Solar em 2021-10-28 12:21:56