“É energia que vem do Sol, totalmente sustentável, e com economia no bolso”, destaca o jornalista Florian Londero, ao celebrar os painéis fotovoltaicos que foram instalados na sua residência em Florianópolis (SC).

Apresentador e editor da NSCTV, ele identificou as vantagens na geração de energia sustentável e tomou a decisão de levá-la para dentro de casa.

Para suprir as necessidades de uso energético do dia a dia da família, o jornalista instalou no telhado da casa painéis fotovoltaicos de 12 W e 340 W, além de um inversor 3 K Plus.

“Através dessa fonte renovável, é possível atender a demanda de energia consumida pelos equipamentos elétricos da residência,” explica Jederson de Abreu, do time de Suporte Técnico da Renovigi Energia Solar, fabricante dos módulos fotovoltaicos utilizados no projeto do jornalista.

Entusiasta da energia renovável, Londero revela que um dos motivos para a instalação foi sua preocupação com o meio ambiente, mas outra finalidade do sistema é a economia de energia e a diminuição de custos. “Já fiz os cálculos, e o tempo de retorno do meu investimento será de apenas quatro anos e meio, além de contar com uma garantia de 12 anos”, reforça Londero.

O jornalista descreve algumas das vantagens de gerar a sua própria energia: “[Nosso sistema] capta a energia do sol e gera energia elétrica, devolvendo o excedente para a Celesc [Centrais Elétricas de Santa Catarina, companhia responsável pelo fornecimento de energia na região], já que agora sobra energia. Na minha conta de luz, pago somente os impostos, já que estou produzindo até mais do que consumo na minha moradia”.

O sistema fotovoltaico vai gerar ainda mais benefícios para Londero, como explica Nilson de Carvalho Souza, diretor da AS Engenharia, empresa responsável pelo projeto, a instalação e a documentação. “Agora vamos cadastrar o imóvel do Fabian para isenção de impostos, que é um direito previsto por Lei no estado para quem gera energia”, destaca.

Publicado Originalmente no Canal Solar em 2021-10-30 11:00:52