A energia solar no segmento de micro e minigeração distribuída ultrapassou, nesta quinta-feira (4), a marca de 1 GW de potência instalada no meio rural. Ao todo, já são mais de 48 mil sistemas fotovoltaicos em operação no campo, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional Energia Elétrica).

Na comparação com o começo do ano, o crescimento da fonte em residências afastadas dos grandes centros urbanos cresceu cerca de 62%, saltando de 615 MW de potência solar instalada no primeiro dia de janeiro para os atuais 1 GW.

Para os próximos anos, o meio rural deverá continuar passando por uma aceleração de instalação de novos projetos de GD (geração distribuída), podendo atingir 2,5 GW até o final de 2022.

Desse montante, mais de 95% deverão continuar sendo de energia solar, segundo avaliação de Carlos Evangelista, presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD). “A energia solar continua e continuará em primeiro lugar por causa da facilidade de modularidade que a tecnologia possui. É extremamente rápida de se instalar (menos de 24 horas)”, comentou.  

Atualmente, o campo é o terceiro meio com mais potência instalada solar no Brasil, atrás apenas das residências e estabelecimentos comerciais, com 3,09 GW e 2,57 GW, respectivamente. “Até o final do ano que vem, a rural vai se aproximar da comercial. Não será uma diferença tão grande que nem nos moldes atuais”, afirmou Evangelista.

De acordo com o executivo da AGBD, os motivos da GD – principalmente a solar – estar crescendo consideravelmente no campo são vários. Entre eles, estão: o alto custo da energia elétrica, a busca por uma maior competitividade no setor do agronegócio e as várias linhas de financiamento especial. 

Outro componente que, segundo ele, também ajuda a explicar o crescimento da GD no meio rural é a provável aprovação do Marco Legal da GD no Senado. O documento ainda não possui uma data para ser votado pelos parlamentares, mas pretende dar incentivos ao uso das energias renováveis. 

Publicado Originalmente no Canal Solar em 2021-11-04 14:27:02