Estados de SP e RS se aproximam de 1 GW de potência instalada em GD solar

Até o momento, o único estado do Brasil que conseguiu ultrapassar a marca de 1 GW foi Minas Gerais.

Os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul estão próximos de atingir a marca histórica de 1 GW de potência instalada solar em sistemas de GD (geração distribuída).

As cidades paulistas somam juntas 970 MW, enquanto as gaúchas acumulam pouco mais de 930 MW, segundo levantamento realizado pelo Canal Solar, com base em dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Até o momento, a única unidade federativa do Brasil que conseguiu ultrapassar a marca de 1 GW foi Minas Gerais. Ao todo, a região conta com quase 1,4 GW de potência instalada fotovoltaica em sistemas de pequeno e de médio porte instalados em telhados, fachadas e terrenos.

Os números contabilizados mostram ainda que a fonte solar nos dois estados brasileiros já superou toda a potência instalada de todo ano passado inteiro.

Em São Paulo, são 394 MW acumulados em 2021, contra 333 MW de 2020. No Rio Grande do Sul, já são 359 MW gerados em menos de 11 meses, sendo que em todo o ano passado foram contabilizados 305 MW.

Atualmente, São Paulo e Rio Grande do Sul contam, respectivamente, com cerca de 123,8  mil e 118,4  UCs (Unidades Consumidoras) recebendo créditos de mais de 106,9 mil e 94 mil sistemas fotovoltaicas instalados em cada uma das duas regiões brasileiras.

Saiba mais: Energia solar bate novo recorde e atinge marca de 12 GW no Brasil.

Além da popularização do sistema, muito deste aumento também tem relação direta com a crise criada pela escassez de chuvas no país e as constantes altas no preço da conta de luz, que tem ajudado a crescer a busca pela instalação de energia solar, sobretudo, em estados brasileiros com maior poder aquisitivo, como é o caso de São Paulo e Rio Grande do Sul. 

Antes considerada como uma ferramenta para reduzir custos em grandes estabelecimentos comerciais ou construções de grande porte, a energia solar passou a ser instalada em empreendimentos residenciais, comerciais, propriedades rurais e muitos outros, podendo ser comprado com menor preço e maior facilidade de financiamento.

Foto: Joanne Lazaro Facundes. 

Publicado Originalmente no Canal Solar em 2021-11-16 16:57:28