A Voltalia anunciou nesta quarta-feira (17) o início da construção do projeto Sable Blanc, localizado na Guiana Francesa, que combina uma planta fotovoltaica de 5 MW com um sistema de armazenamento de bateria de íon de lítio de 10,6 MWh.

De acordo com a empresa, esta combinação permitirá que a eletricidade produzida durante o dia seja injetada na rede a noite, melhorando a estabilidade da produção de energia. O comissionamento do Sable Blanc está previsto para o final de 2022.

“A futura usina, situada perto da costa oceânica e da fronteira com o Suriname, na cidade de Mana, produzirá 7,43 GWh por ano, o equivalente às necessidades de eletricidade de cerca de 3 mil habitantes do oeste da Guiana”, destacou a companhia em nota.

Com este lançamento, o complexo Toco, no qual o Sable Blanc faz parte, aumentará para uma potência de 19,3 MW. “Este novo programa demonstra a nossa capacidade de apoiar a transição de energia da Guiana”, ressaltou Sébastien Clerc, CEO da Voltalia.

Clerc disse ainda que a iniciativa é aguardada com grande expectativa para ajudar a melhorar o sistema elétrico em uma região onde o crescimento da demanda por eletricidade está aumentando drasticamente e para substituir o diesel existente em Saint Laurent du Maroni.

Publicado Originalmente no Canal Solar em 2021-11-18 11:17:09