Shopping Uptown no RJ implementa sistema de energia solar

Imagem divulgação Shopping Uptown da Barra (RJ)

O shopping center Uptown localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, implementou um sistema de energia solar no telhado do empreendimento. A expectativa do shopping é economizar, nos próximos 25 anos, R$ 28 milhões.

De acordo com Alex Conceição, gerente de Operações do Uptown, na primeira fase do projeto foram implementados 341 painéis solares, no total serão instalados 918 módulos monocristalinos de 445 W cada. O sistema terá uma potência total de 500 kW.

“A previsão junto à Concessionária de energia (Light) é de que a usina solar esteja em plena carga (100% de sua capacidade) em dezembro de 2021, fornecendo energia para a alimentação das áreas comuns dos 12 blocos que compõem o empreendimento”, explica.

Leia também: Rio de Janeiro lança plano climático com metas para as próximas décadas 

Ainda segundo Conceição, na primeira fase, a energia gerada alimentará as áreas comuns dos blocos 1 a 4 e até o final de dezembro os demais blocos do 5 ao 12. A próxima fase do projeto ainda não possui uma data definida, mas a expectativa é que atenda também as 250 lojas do local.

A implementação do sistema fotovoltaico foi realizada em parceria com a empresa de soluções energéticas Kompass. Segundo a empresa, o sistema irá suprir 100% da energia elétrica consumida pelo Uptown.

“O projeto está entre os 20 maiores do Rio. A energia é gerada no próprio local onde é consumida, o que deixa o projeto ainda mais limpo em termos de impacto ambiental”, destaca Caio Monteiro, diretor da Kompass Energia.

Publicado Originalmente no Canal Solar em 2021-11-19 13:47:23