No mês de setembro de 2021, segundo dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o mercado brasileiro de geração distribuída chegou a impressionante marca de 611.502 conectados, dos quais aproximadamente 75,8% (463.822) são sistemas residenciais, ou seja, usinas de pequeno porte abastecendo pessoas que decidiram gerar energia em sua própria casa.

Existem diversas tecnologias e formas de construir um sistema fotovoltaico, porém uma característica em comum a todos estes 463.822 sistemas residências é a conexão com a rede de distribuição, ou seja, todos eles utilizam inversores fotovoltaicos de aplicação On grid, onde a grande vantagem é a geração de energia própria durante o dia e a utilização da rede durante a noite ou em períodos de baixa produção solar.

Porém aquilo que é o grande trunfo dos inversores On grid, também é a principal fraqueza, pois em momentos que a rede de distribuição apresentar uma falha ou desligamento, obrigatoriamente e por razões óbvias de segurança, o seu inversor On grid deverá se desconectar deixando assim de gerar energia, neste momento o usuário fica sem a possibilidade de utilizar os seus equipamentos elétricos mesmo que o céu esteja limpo com bastante Sol.

Levando em consideração essa realidade, o principal questionamento dos clientes é: “Como não ficar sem energia com sistema On grid, em caso da falha na rede, e sem precisar de uma bateria ou gerador de backup?”. Pensando nesse tipo de situação, a Fronius apresenta a função PV-Point para os novos inversores da linha Primo GEN24 Plus de 3 a 6kW.

Inversor Fronius Primo GEN24 Plus

Figura 1 – Inversor Fronius Primo GEN24 Plus

Os inversores On Grid da linha GEN24 Plus possuem todas as tecnologias existentes nos demais modelos da já conhecida família de inversores SnapINverters da Fronius, funções como Dynamic Peak Manager para situações de sombreamento parcial, ventilação ativa para aumentar a vida útil e eficiência dos componentes eletrônicos, monitoramento integrado através do Solar.Web, e a nova função de backup PV-Point.

Qual é a função de backup?

Um sistema de backup ou energia de backup é aquela utilizada nos momentos em que há queda no fornecimento de energia padrão, que pode ser ocasionado por uma falha ou interrupção devido a manutenções na rede de distribuição. Existem diversas formas de projetar um sistema de backup, que pode ou não incluir geração fotovoltaica, no caso de um sistema com o inversor GEN24, a função de backup já estaria incluída através do PV-Point.

Como funciona o PV-Point?

Junto aos bornes de conexão do inversor GEN24 Plus, existe um conector isolado da rede CA, onde é possível alimentar um sistema de emergência em caso de falha da rede. Este conector será energizado automaticamente assim que o sistema anti-ilhamento do inversor for acionado, ou seja, assim que houver a desconexão com a rede de distribuição.

Conexões do Inversor GEN24 Plus

Figura 2 – Conexões do Inversor GEN24 Plus

Essa função tem a capacidade de manter um sistema de até 3kW em funcionamento, lembrando que caso o usuário não tenha bateria acoplada ao GEN24, essa potência dependerá da geração fotovoltaica.

Porém, pensando em aplicações de emergência onde a necessidade é alimentar cargas base como eletrônicos ou iluminação, essa função é mais do que suficiente e corrige um dos principais problemas do sistema On grid, mencionado no início deste texto.

A tabela abaixo demonstra a potência média de alguns equipamentos elétricos domésticos, o material completo pode ser encontrado através da fonte.

A título de exemplo, atualmente os carregadores de celular mais modernos e rápidos da marca Apple possuem uma potência de 30W. Neste sentido, uma forma inteligente de se utilizar a função PV-Point é disponibilizar ao usuário um ponto de tomada que será energizado em caso de falha na rede, assim ele poderá conectar o equipamento que for necessário, naquele momento.

Utilização do PV-Point em uma Tomada de Emergência

Figura 3 – Utilização do PV-Point em uma Tomada de Emergência

O setup do sistema é bastante simples, realizado através de aplicativo gratuito e próprio dos inversores Fronius. É uma evolução natural dos sistemas fotovoltaicos agregarem funções que trazem comodidade ao usuário final, não necessariamente utilizando sistemas de armazenamento que ainda possuem um valor elevado no mercado, mas sim com tecnologias simples que vão contribuir para o bom rendimento da instalação.

Publicado Originalmente no Canal Solar em 2021-12-02 12:31:14