André Pepitone deixará ANEEL para ser diretor da Itaipu

André Pepitone, diretor-geral da ANEEL. Foto: Pedro França/Agência Senado

André Pepitone vai deixar o cargo de diretor-geral da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) para assumir como novo diretor financeiro da Itaipu Binacional. 

A informação foi divulgada pelo ministro de MME (Ministério de Minas e Energia), Bento Albuquerque, em entrevista concedida à CNN neste domingo (6). 

Segundo o ministro, a confirmação de Pepitone como novo diretor financeiro da usina ocorreu na semana passada, em reunião. 

Albuquerque disse ainda que a indicação começará a tramitar nos próximos dias e ainda passará por aprovação do conselho de administração da Eletrobras.

A posição na diretoria da usina ficou vaga após o presidente Jair Bolsonaro (PL) indicar o vice-almirante Anatalicio Risden Junior como novo diretor-geral brasileiro da Itaipu, no início de janeiro. 

Pepitone é servidor de carreira e ocupa a diretoria da ANEEL desde 2010. Seu mandato como diretor-geral da entidade se encerra em 14 de agosto. Para o seu lugar, o Governo Federal indicou o nome de Sandoval Feitosa, que ainda precisa da confirmação do Senado.

Feitosa é funcionário de longa data da ANEEL, tendo começado sua carreira na Agência em 2005 no cargo de especialista em regulação da entidade. Também exerceu atividades de auditorias técnicas em concessionárias de distribuição e transmissão de energia na SFE (Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade). 

Ainda na ANEEL, ocupou em 2014 o cargo de assessor da diretoria da Agência. Em 2015, assumiu o cargo de superintendente de regulação dos serviços de transmissão e em 2017 tornou-se superintendente de fiscalização dos serviços de eletricidade. 

No começo de 2018, também foi nomeado para o cargo de diretor da entidade, e representando a Agência, exerceu a função de diretor da ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação), de 2018 a 2020.

Publicado Originalmente no Canal Solar em 2022-02-07 09:04:28