Sistema FV é atingido por incêndio em fábrica de Minas Gerais

Chamas se alastraram no sistema fotovoltaico instalado na fábrica. Foto: PastosHoje

Na última terça-feira (15), um incêndio atingiu uma fábrica de calçados no Bairro Nova Floresta, em Patos de Minas (MG).

As chamas se alastraram por volta das 12h na Indústria de Calçados Patureba, uma das mais tradicionais da região, e às 16h a situação já estava controlada. O fogo atingiu, aproximadamente, 600 dos 2,3 mil m² do prédio.

A suspeita é que as chamas teriam se iniciado após uma falha em um painel fotovoltaico. Em entrevista ao Canal Solar, o cabo Thiago Joaquim, do 12º Batalhão de Bombeiros Militar de Patos de Minas, disse que o fogo provocou rachaduras no telhado e parte da estrutura cedeu. Não houve feridos.

Ainda de acordo com o cabo, o empreendimento não possuía AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). “Ou seja, não tinha todos os meios para a prevenção de incêndio e pânico”, ressaltou.

O Canal Solar tentou contato com a empresa e com a Polícia Civil para obter mais detalhes sobre a perícia, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem.

Fábrica de calçados fica destruída após incêndio. Foto: Corpo de Bombeiros

Fábrica de calçados fica destruída após incêndio. Foto: Corpo de Bombeiros

Como evitar incêndios em projetos de energia FV

Em entrevista exclusiva ao Canal Solar, o capitão Richard Birt, bombeiro que trabalhou durante 30 anos no Las Vegas Fire and Rescue e fundador do SAFE (Solar And Fire Education), deu dicas sobre como evitar incêndios em projetos solares.

Ao longo da conversa, o bombeiro destacou a importância da capacitação das empresas e das lições que o Brasil pode aprender com os Estados Unidos. Clique aqui e acesse a notícia completa.

Leia também
Causas e efeitos da corrente reversa nos módulos fotovoltaicos
Proteção contra arco elétrico nos inversores fotovoltaicos
Incêndio em sistema FV em GO reforça a necessidade de empresas de instalação capacitadas

Publicado Originalmente no Canal Solar em 2022-02-18 16:39:21