A Huawei, a HDT Energy e a Ecori Energia Solar assinaram, nesta terça-feira (8), um MOU (Memorando de Entendimento) para distribuição de inversores para instalações comerciais e industriais de sistemas fotovoltaicos.

Com a parceria, a Ecori passa a comercializar e distribuir os inversores, otimizadores e baterias da Huawei em todo mercado brasileiro. Atualmente, a fabricante tem como representante comercial a HDT Energy, que completa a triangulação deste acordo.

Segundo as empresas, esse acordo acompanha o crescimento da geração de energia solar fotovoltaica no país, que segundo dados da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), teve alta de 80% em fevereiro, em comparação com o mesmo período de 2021.

“O uso de fontes sustentáveis de energia é uma demanda urgente de todos os setores da indústria, e crucial para o desenvolvimento da economia mundial. Ao lado da Ecori, a Huawei poderá expandir o fornecimento de soluções inteligentes para a geração de energia solar e acelerar a digitalização do setor energético com tecnologias de zero carbono”, destacou Nelson Stanisci, gerente de Soluções da Huawei Digital Power no Brasil.  

Para Leandro Martins, presidente da Ecori Energia Solar, a expectativa é positiva em relação à parceria. “Estar ao lado da Huawei vai nos permitir ampliar nosso portfólio de soluções de energia solar para instalações comerciais em todo o país”, ressaltou Leandro Martins.

“A Huawei é pioneira na solução string para geração centralizada, ideal para usinas solares e que garantem uma produção de energia entre 3 a 4% maior”, afirma Nelson Stanisci, gerente de Soluções da Huawei Digital Power Brasil. 

Ainda de acordo com Stanisci, o mercado está migrando e entendendo as vantagens do inversor string frente a solução centralizada. “Este tipo de tecnologia oferece maior disponibilidade, menor tempo de reposição e dispensa a necessidade da string box (ou combiner box), que é um grande ponto de falha da solução de inversores centrais”, comentou. 

“É a primeira vez que a Ecori comercializa produtos da Huawei e, por esse motivo, não poderíamos estar mais felizes com a consolidação dessa parceria que trará muitas oportunidades e ganhos de mercado para as duas marcas”, afirmou Leandro.

Para Leonardo Cyrino, CEO da HDT Energy no Brasil, empresa responsável pela comercialização dos produtos Huawei no segmento de energias renováveis, “a parceria com a Ecori é muito significativa para o posicionamento da marca e manutenção de sua posição como um dos maiores fabricantes de tecnologia do mundo”. 

Atualmente, a Ecori está presente em todas as regiões do país, tornando todos os brasileiros clientes potenciais do que existe de melhor. “Sua estrutura logística e modelo de negócio resultaram em seu crescimento exponencial. Esperamos que, somado ao momento de alto engajamento dos consumidores à geração renovável, este movimento reforce ainda mais os benefícios mútuos e evolução dos negócios”, acrescentou Cyrino. 

Entre os produtos da fabricante que serão vendidos pela Ecori estão as soluções para o comércio e indústria como inversores, otimizadores e o sistema de armazenamento de energia de string inteligente, que pode melhorar o rendimento de energia em 30% e o poder de armazenamento em até 15%. 

Segundo a Huawei, seus inversores suportam proteção inteligente de arco AFCI e desligam automaticamente em 0,5 segundos,  garantindo a segurança dos sistemas.

A assinatura foi realizada durante evento na sede da Huawei, em São Paulo (SP), e contou com a presença de Mason Qing, presidente da Huawei Digital Power Brasil; Fábio Mendes, diretor de Canais Latam da Huawei Digital Power; Nelson Stanisci, gerente de Soluções da Huawei Digital Power Brasil, Leonardo Cyrino, CEO da HDT Energy no Brasil e Leandro Martins, presidente da Ecori Energia Solar,e Yoni Ziv, vice-presidente da Ecori Energia Solar.

Publicado Originalmente no Canal Solar em 2022-03-08 12:58:48