Renovigi destaca importância de boa instalação para maior segurança dos sistemas FV

A empresa enfatizou a importância do cuidado e atenção nas etapas iniciais de instalação de sistemas solares fotovoltaicos Foto: Envato Elements

A Renovigi marcou presença na 12ª edição do Fórum Regional de GD (Geração Distribuída) com Fontes Renováveis, em São Paulo.

A empresa enfatizou a importância do cuidado e atenção nas etapas iniciais de instalação de sistemas solares fotovoltaicos. O fórum GD ocorreu entre os dias 8 e 10 de março e é realizado anualmente pelo Grupo FRG.

Com a participação de autoridades, empreendedores e especialistas na área, o encontro tem como objetivo reunir a cadeia produtiva de GD com fontes renováveis no sudeste do Brasil. O evento teve formato híbrido, com participantes interagindo de forma presencial e online.

Durante o evento, Leonardo Rodrigues, Gerente de P&D e Assistência Técnica da Renovigi Energia Solar destacou a importância de realizar um estudo técnico da estrutura pré-existente, seja em telhados residenciais ou de qualquer outro tipo de imóvel que abriga empresas, indústrias e unidades localizadas em zonas rurais.

Para o gerente, uma análise desse tipo é essencial para garantir o sucesso do projeto, uma maior economia e também para reduzir riscos de incidentes futuros. “Uma boa instalação irá assegurar uma vida longa do sistema e permitirá que a manutenção seja mínima, além de valorizar o imóvel”, ressaltou Rodrigues.

O executivo da Renovigi acrescentou ainda que essa etapa é crucial para que haja rápido retorno do investimento, pois a avaliação da estrutura e a angulação das placas em relação ao recebimento da luz do sol garantirão um melhor aproveitamento da produção de energia.

Além disso, ele cita também que projetos de energia solar são desenhados para prazos de 25 a 30 anos e após esse período, a eficiência tende a cair.  “A eficiência do sistema vai se degradando com mais rapidez após esses anos. No entanto, uma boa instalação é o que vai permitir que se alcance esses 25-30 anos e que perdure durante esse período, ou até mais, com bastante eficiência”, comentou.

Assim como uma boa instalação, Leonardo enfatiza a necessidade de manter um relacionamento próximo com o cliente no pós-venda.  “É importante nos mantermos atualizados no mercado. Tanto em relação à questão comercial quanto à técnica, estamos andando em conjunto para proporcionar a melhor solução para esse ano para todos os parceiros”.

Ainda de acordo com Rodrigues, o Fórum GD alcançou seu objetivo ao reunir a cadeia produtiva do setor de GD com Fontes Renováveis no Sudeste em 2022.“O evento apresentou melhor visão das necessidades e desafios do setor, tanto para integradores, distribuidores, fornecedores e mercado como um todo”, disse. 

Publicado Originalmente no Canal Solar em 2022-03-16 11:03:48