Procura por painéis solares dispara em Mato Grosso do Sul

Painel solar instalado em residência no município de Campo Grande (MS). Foto: NeoSolar/Reprodução

O Governo de Mato Grosso do Sul (MS) divulgou, no começo da manhã desta sexta-feira (25), que a procura por sistemas fotovoltaicos para usinas de GD (geração distribuída) cresceu mais de 25% no Estado entre o final do ano passado e março deste ano.

Atualmente, a geração de energia elétrica por meio de painéis solares já está disseminada em todos os 79 municípios do território sul-mato-grossense, sendo 26.678 usinas distribuídas.

De acordo com o Estado, eram 21.309 unidades no final de 2021 e esse número já atingiu 26.678 unidades instaladas até março de 2022, totalizando um potencial de 270.990 KWp de geração de energia.

A maior parte destas usinas de GD (cerca de 42% do total) estão concentradas nas cidades de Campo Grande (7.337), Dourados (3.917) e Três Lagoas (1.334), segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

No entendimento do Estado, a alta procura pelos equipamentos se dá em razão da popularização cada vez maior dos sistemas e aos incentivos que vêm sendo concedidos aos consumidores.

Saiba mais:

Mais de 2 mil moradores do Pantanal são beneficiados com energia solar

Sete estados brasileiros já contam com energia solar em 100% dos municípios 

Jaime Verruck, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, lembra, por exemplo, que a produção de energia de fontes limpas e renováveis ganhou mais incentivos no final de 2021 com a Lei nº 5.807, sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja em 16 de dezembro.

“Essa legislação instituiu o MS Renovável (Programa Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento das Fontes Renováveis de Produção de Energia Elétrica) e já é uma das ações decorrentes do Plano Estadual MS Carbono Neutro – PROCLIMA, que tem por objetivo tornar Mato Grosso do Sul, até o ano de 2030, um território que neutraliza suas emissões de carbono”, disse o secretário.

Publicado Originalmente no Canal Solar em 2022-03-25 09:33:57