Cemig busca projetos solares com compra de energia associada

Podem participar do edital interessados na venda de projetos e empreendimentos eólicos ou solares. Foto: Pexels

A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) divulgou recentemente o edital de compra de projetos e empreendimentos de fontes eólica e solar. 

Interessados devem fazer suas inscrições até 14 de junho mediante manifestação de interesse e envio de documentos solicitados. A seleção dos projetos será realizada através de critérios descritos no edital, incluindo características e preço.

Podem participar do edital interessados na venda de projetos e empreendimentos eólicos ou solares, podendo a venda estar associada a um contrato de venda de energia no mercado livre, com início de fornecimento a partir de 2025 e prazos de PPA (Power Purchase Agreement) de dezembro ou 15 anos.

Para participar do certame, os projetos e empreendimentos deverão ter capacidade instalada total de, no mínimo, 50 MW e devem possuir outorga emitida pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), sendo elegíveis ao desconto de 50% da TUSD/TUST (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição/Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão), ou ter protocolado o pedido de outorga até 28 de fevereiro de 2022.  

Leilões 

A Cemig já realizou diversos leilões, com a participação de projetos habilitados em certames promovidos pela ANEEL, de fontes eólica e solar, situados em diferentes regiões do país.

Segundo a empresa, em 2021 foram realizados dois leilões pela companhia para a compra de energia incentivada, proveniente de projetos greenfield, que atraíram a atenção do mercado e receberam cerca de 10 GW de capacidade instalada em projetos cadastrados.

Nos próximos quatro anos, a empresa destinará recursos da ordem de R$ 5 bilhões para o crescimento em geração, especialmente em projetos eólicos e solares, com o objetivo de adicionar cerca de 1 GW em seu parque gerador. 

Mais informações sobre o leilão podem ser acessadas no site da Cemig. Dúvidas e esclarecimentos deverão ser encaminhados para o e-mail: [email protected].

Publicado Originalmente no Canal Solar em 2022-04-14 15:38:44