Importância da estratégia baseada no pós-venda

O serviço do pós-venda é um termômetro para verificar se sua empresa condiz com os valores que atribui

O pós-venda é a etapa que se inicia logo após o momento da aquisição de um produto de uma empresa e é considerado uma das fases que mais potencializa os resultados dos negócios. Nele, o cliente pode obter experiências diferenciadas que valorizam ou desapontam os pilares da sua empresa.

Para uma marca se destacar dentro do mercado, além de atributos tangíveis como produtos de qualidade e branding, o processo de consolidação dos pilares se torna parte fundamental da estratégia de negócio, utilizando atributos intangíveis como o MVV (Missão, Visão e Valores) e trazendo elementos diferenciais da marca para atrair clientes. 

De acordo com Alina Wheeler no livro “Design de Identidade da Marca”, hoje os consumidores “compram uma marca”, não somente pelos produtos que oferece, mas principalmente pelo seu caráter, tamanho, processos, ética e a confiança que transmite.

A estratégia de fidelização do cliente se torna mais que consideração pela marca, e começa a tornar os resultados um crescimento palpável. O serviço do pós-venda é um termômetro para verificar se sua empresa condiz com os valores que atribui, coletar informações para melhorias de produtos, entrega e atendimentos e buscar um índice geral de satisfação do cliente (ISC).

Experiências negativas com um cliente são muito mais fáceis de serem lembradas por ele do que uma experiência excepcionalmente boa, essa relação foi consolidada e nomeada regra 20/5. Além disso, em uma pesquisa feita pela empresa norte-americana Glance, foi possível concluir que são necessárias 12 experiências positivas para compensar apenas uma experiência negativa não resolvida. 

Uma oferta constante de boas experiências aos seus consumidores não só faz com que a empresa deixe de ser uma resposta neutra para o comportamento de consumo do seu público como também faz com que você gere defensores de sua marca. Para tornar seu cliente fiel à sua empresa adquira um atendimento personalizado:

  • Treine sua equipe;
  • Construa uma relação sólida com o cliente;
  • Melhore a experiência com seu consumidor.

A BelEnergy, a partir do mês de abril de 2022 lançou sua nova pesquisa para alimentar o Índice de Satisfação do Cliente, contendo perguntas com avaliação de 1 a 5 buscando inovar e melhorar soluções para seus clientes. O intuito da pesquisa é obter um feedback de atendimento para padronizar nossa qualidade e treinar de forma clara nosso método de vendas. Valorizando assim, a experiência do cliente em contato com a nossa marca.

Publicado Originalmente no Canal Solar em 2022-05-06 08:48:30