Energia solar: 93% dos consumidores estão satisfeitos com seus sistemas

Clientes demonstram satisfação com seu sistema de energia solar. Foto: Enertrend/Reprodução

O índice de satisfação dos consumidores de energia solar está em alta no Brasil. Segundo um estudo recém-publicado pela Greener, cerca de 93% dos clientes estão satisfeitos com o investimento feito na tecnologia, enquanto apenas 7% se consideram insatisfeitos ou não sabem opinar. 

Ao todo, o levantamento da empresa de pesquisa e consultoria mapeou o perfil de mil consumidores durante o ano de 2021.

Destes, 97% disseram que recomendariam o investimento a um amigo, com ressalvas sobre o valor do investimento (considerado elevado) e enfatizando que deve ser escolhida uma empresa com bom suporte para todo o processo.

Em entrevista ao Canal Solar, Márcio Takata, CEO da Greener, destacou a importância dos números, mas ressaltou que é fundamental o mercado também não esquecer de olhar para o outro lado da pesquisa: que 7% dos entrevistados não enxergaram vantagens na instalação dos equipamentos. 

Entre os motivos encontrados para a insatisfação, destaca-se no estudo a falta de alinhamento entre a entrega e a expectativa de retorno financeiro gerada no orçamento.

“Esse percentual de 7%, com certeza, foi causado por uma junção de fatores. Um deles é a entrega de uma geração de energia abaixo do que foi prometido para o consumidor”, avaliou Takata. 

“Pode ter ocorrido também uma falta de comunicação na hora de alertar o cliente de que se ele aumentar drasticamente o seu consumo de energia, o payback também aumenta”, ressaltou o executivo. 

Além da falta de um bom atendimento, o CEO da Greener também incluiu na avaliação eventuais falhas na montagem dos projetos, equipamentos e instalações.

Outros destaques 

Além de medir a satisfação dos consumidores de energia solar, o estudo da Greener também identificou que, entre as empresas, o segmento de varejo é o que mais instala sistemas fotovoltaicos no Brasil, com 41% dos clientes. 

Micro e pequenas empresas lideram o uso da solar entre empresas. Foto: Greener

Deste montante, os destaques ficam por conta dos supermercados (29%) e dos postos de combustível (11%). Já no segmento de serviços, o setor de alojamento (hotéis, por exemplo) acumula 17% dos sistemas instalados, seguidos pelos serviços de saúde (12%).

Com relação ao porte das empresas que instalaram sistemas fotovoltaicos, as micro e pequenas lideram o uso da fonte no país em termos de unidades. Somados, os dois grupos representam 73% dos consumidores entrevistados que possuem sistemas conectados à rede.

Publicado Originalmente no Canal Solar em 2022-05-16 16:52:07