Sunova apresenta ao mercado seus painéis TOPCon e HJT

A exibição dos novos produtos foi realizada durante a Intersolar Europa

A fabricante Sunova lançou neste mês quatro módulos fotovoltaicos, incluindo dois com tecnologia de células TOPCon e HJT da próxima geração. Segundo a companhia, os novos painéis contam com melhor desempenho e maior eficiência. 

A exibição dos novos produtos foi realizada durante a Intersolar Europa, maior evento do setor de energia solar, que abordou temas ligados à transição climática, soluções e tecnologias focadas no setor de energias renováveis e diminuição do uso das fontes fósseis. 

O módulo com tecnologia de células TOPCon N-type de 575 W é bifacial baseado em wafer de 182 mm e conta com 144 células. De acordo com a Sunova, sua eficiência de conversão é de até 22,2%.

A fabricante ainda informou que o painel TOPCon possui uma degradação de energia de menos de 1% no primeiro ano e menos de 0,4% de degradação anual. Além disso, a garantia oferecida é de 30 anos.

“Trouxemos grandes novidades para a Intersolar Europa. Temos nosso módulo de 575 W com a tecnologia TOPCon N-Type, que a Sunova acredita ser uma evolução da mono PERC tradicional. É uma tecnologia que já pretendemos trabalhar na fabricação dela já no segundo semestre deste ano”, disse Wellington Araújo, diretor geral da Sunova no Brasil.

Sunova faz parte da Pesquisa Greener e está entre as TOP 10 empresas de módulos solares mais lembrados do Brasil

Assista: Confira a entrevista com o diretor geral da Sunova no Brasil

Já o módulo bifacial com células HJT possui 166 mm e tem 480 W de potência. Sua eficiência é de 22,1%, ficando bem próximo do módulo TOPCon. Além disso, tem uma degradação de energia inferior a 1% no primeiro ano e inferior a 0,37% de degradação anual e garantia de 30 anos.

Ao Canal Solar a fabricante informou que “embora o custo por watt dos produtos TOPCon possa ser maior do que os produtos PERC, os custos de BOS (Balanço do sistema) e LCOE (Custo Nivelado de Energia) são menores devido à sua alta eficiência e baixa taxa de degradação”.

A fabricante ainda informou que participará da Intersolar South America deste ano, que será no Expo Center Norte de São Paulo entre 23 e 25 de agosto. Para esta edição, a companhia trará seus novos módulos para apresentar ao mercado brasileiro.

Atualmente, a Sunova, especialista na fabricação, P&D, vendas e serviços de produtos e instalações fotovoltaicas, possui mais de cem parceiros e tem atuação e base instalada em mais de 20 países e regiões ao redor do mundo. 

A empresa já acumulou anualmente mais de 1 GW de fornecimento para o Brasil, México, Polônia, Sudeste Asiático e outros mercados fotovoltaicos emergentesa, além de fornecer mais de 300 MW em módulos fotovoltaicos.

Publicado Originalmente no Canal Solar em 2022-05-26 16:56:48