Empresas doam kit fotovoltaico para instituto

Instituto Colabore, com painéis BYD (foto: divulgação)

Em parceria com Enersol e Fronius, a BYD doou um kit fotovoltaico para o Instituto Colabore (Instituto Centro Municipal de Inovação) na cidade de Salvador (BA). O gerador é composto por 12 painéis solares de 325 W e um inversor de 3 kW. A instalação foi realizada pela Enersol Brasil.

“A energia solar é democrática. O sistema doado e instalado de forma conjunta com o parceiro Enersol valida o que a BYD se propõe. Apoiar ações para tornar a sociedade mais inclusiva, a exemplo das comunidades Santa Cruz e Itaigara, onde está localizado o Colabore, também faz parte dos nossos sonhos”, destacou Marcelo Taborda, diretor de Vendas da BYD.

“A importância de projetos neste formato em locais públicos, permitem o contato mais próximo dos cidadãos com a tecnologia que supre o consumo energético de parte dos containers, além de evitar a emissão de aproximadamente 1 tonelada de gás carbônico por ano”, ressaltou Tássio Barboza, diretor técnico da Enersol Brasil.

Instituto Colabore

 

Desde sua inauguração em 2019, o Instituto Colabore já recebeu mais de 2 mil visitantes, mil agendamentos para uso dos coworkings e 300 eventos. Entre palestras, oficinas, visitas de escolas e instituições de ensino, seminários e hackathon. A instituição também conta com instituições como Sebrae Bahia e participação da ONG Parque Social. 

Para Ivan Paiva, subsecretário de Sustentabilidade e Resiliência, o Instituto Colabore tem significativa relevância e é agente transformador na comunidade. “Somamos mais de 150 negócios apoiados e 1,5 milhões em recursos captados por meio dos programas oferecidos. Significa que, além de incentivar o cidadão, oferecemos condições para que possa transformar sua ideia em negócio com o apoio de capacitação e consultoria especializada”, afirmou ele.

O espaço conta com mais de 16 contêineres reaproveitados e busca contemplar os objetivos da ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e da ONU (Organização das Nações Unidas). Com uma estrutura de 700 m², o local conta com captação de água da chuva, tratamento de esgoto, cobertura vegetal, pavimento permeável, aproveitamento da ventilação cruzada e sistema de gestão da refrigeração.

Para saber mais sobre o instituto acesse a sua página no Facebook.

Publicado Originalmente no Canal Solar em 2022-06-03 13:01:11