Na última quarta-feira (1º), o Plenário da ALEMA (Assembleia Legislativa do Maranhão) aprovou, em segundo turno, o PL 535/2021, que incentiva a instalação de painéis solares. Segundo o deputado Aristo Ribeiro (PSB), autor do projeto, a proposta tem como objetivo estimular a energia em áreas urbanas e rurais do Estado. 

Ele destaca que o Projeto de Lei viabiliza a autorização de créditos para a instalação dos sistemas, que ficará responsável pelo Poder Executivo.

A proposta ainda determina a realização de propagandas que encorajem o uso da energia solar, com ações educativas e de conscientização a respeito do desenvolvimento sustentável.

Além disso, também deverá ser divulgado materiais sobre as vantagens do uso em residências, comércios, indústrias e propriedades rurais, além de orientações sobre instalação e assistência técnica.

“É necessário ampliar a divulgação sobre as vantagens desse tipo de energia para que uma parcela maior da população possa se interessar por essa tecnologia e facilitar o acesso à instalação. A longo prazo, o consumidor terá uma grande economia, já que os painéis estarão constantemente gerando energia, mas o custo inicial ainda é um obstáculo para a concretização do interesse”, argumenta o deputado.

Levantamento feito pelo Canal Solar com dados da ANEEL (), o Maranhão ocupa a 14º posição no ranking nacional de GD (geração distribuída) solar, com cerca de 274,19 MW de potência instalada, representando 2,5% de potência no território nacional.

Publicado Originalmente no Canal Solar em 2022-06-03 16:56:42