Rio de Janeiro terá primeiro quiosque com usina solar

A usina foi inaugurada na última quarta-feira (15), na famosa Prainha. Foto: Divulgação

A cidade do Rio de Janeiro terá um primeiro quiosque com usina solar, localizado na famosa Prainha, Zona Oeste. Segundo a SolarOn, empresa responsável pelo projeto, foi instalado um sistema off-grid de 5,4 kWp.

A usina foi inaugurada na última quarta-feira (15) em uma das praias mais preservadas do município, durante a abertura do LayBack Pro, etapa da Liga Mundial de Surf, com programações especiais de jiu-jitsu e skate, além de atividades de educação e preservação ambiental.

De acordo com Pedro Jacques, sócio da SolarOn, a companhia tem desempenhado um bom trabalho ao mostrar ao consumidor a possibilidade de independência das concessionárias.

“Existem diversas linhas de financiamento para a instalação do sistema, que, após o investimento inicial, vai trazer enorme economia. Além do custo, existe também o aspecto ambiental, importante para muitas empresas e pessoas físicas”, explicou Jacques.

O investimento de R$ 77 mil conta com equipamentos da Renovigi, sendo eles dez módulos fotovoltaicos e duas baterias para o armazenamento de energia em momentos em que não haja luz solar.

Segundo Gustavo Martins, CEO da Renovigi, embora sistemas off-grid sejam mais utilizados em áreas rurais, não deixam de ser uma alternativa para áreas urbanas, em regiões afastadas da rede elétrica, como a do quiosque.

“Com a popularização das baterias, as usinas de geração off-grid vão se tornar cada vez mais acessíveis. Além do aspecto sustentável, tem um enorme ganho de economia, já que não haverá custo de energia para o proprietário após o investimento inicial”, afirmou Martins.

Para Bill Tassinari, um dos sócios do quiosque LayBack Soul, que recebeu a instalação da planta, o cenário de modernização do espaço foi ideal para a construção de um sistema que ofereça geração de eletricidade limpa.

“Inovamos no quiosque, mas sem perder a essência do parque e de toda a cultura de preservação do meio ambiente que temos aqui na região. Esperamos que ações como essas possam servir de exemplo e motivar outros quiosques a adotarem iniciativas similares”, destacou Tassinari.

Publicado Originalmente no Canal Solar em 2022-06-17 16:00:27