Hydro Rein assina PPA e inicia construção de projeto de 531 MW

“Brasil está liderando o caminho da energia solar na América Latina”, diz chefe da Hydro Rein

A Hydro Rein, Equinor e Scatec anunciaram que estão iniciando as atividades de construção do projeto solar Mendubim, de 531 MW, localizado no estado do Rio Grande do Norte, um dos maiores produtores de energia do mundo.

As empresas assinaram um PPA (contrato de compra e venda de energia) de 20 anos em dólares americanos com a refinaria de alumina Alunorte, que pertence à Norsk Hydro, no estado do Pará, por aproximadamente 60% da energia produzida.

De acordo com as companhias, os volumes restantes serão vendidos no mercado brasileiro de energia. Os parceiros estão agora fazendo pedidos de componentes-chave e iniciando as atividades de preparação do local.

A despesa de capital total estimada é de US$ 450 milhões, a serem financiados por uma combinação de dívida do projeto sem recurso e capital de parceiros.

“O Brasil está liderando o caminho da energia solar na América Latina e estamos muito satisfeitos em participar desse desenvolvimento junto com a Equinor e a Scatec”, disse Olivier Girardot, chefe da Hydro Rein.

“Mendubim permite uma maior descarbonização da Alunorte, o que é fundamental para atingir a meta da Hydro de 30% de redução de CO2 até 2030”, ressaltou.

Terje Pilskog, CEO da Scatec, destacou que este investimento é um marco importante para cumprir a estratégia e fortalecerá a posição da empresa em um importante mercado de crescimento de energia renovável.

“Espera-se que o setor solar no Brasil acelere ainda mais e estamos satisfeitos em avançar com este projeto emocionante que ajudará a abastecer 620.000 residências no país”, completou.

Os três parceiros têm uma participação econômica igual de 33,3% no projeto e fornecerão conjuntamente serviços de EPC (Engenharia, Aquisição e Construção). A Scatec fornecerá serviços de O&M (Operação e Manutenção), bem como de gestão de ativos para as usinas.

Mais projetos da Hydro Rein

Este é o terceiro projeto anunciado pela Hydro Rein no Brasil em 2022. Além de Mendubim, a empresa também possui outras duas plantas em seu portfólio.

Em maio, foi anunciado um acordo com a Atlas Renewable Energy para desenvolver um sistema de autoprodução de energia solar em Paracatú (MG). A central solar Boa Sorte terá uma capacidade total de 438 MW.

No mesmo mês, foi anunciado o projeto híbrido eólico e solar Feijão de 586 MW, que será localizado nos estados do Piauí e Pernambuco. É uma joint venture com o Green Investment Group da Macquarie Asset Management.

Publicado Originalmente no Canal Solar em 2022-07-15 09:15:28