Rede de supermercado terá usina FV e planeja entrar no Mercado Livre

Usina de energia solar em Marechal Cândido Rondon vai abastecer a rede Bahniuk. Foto: Grupo Bahniuk

A rede de supermercado Bahniuk, da cidade de Mallet, no interior do Paraná, vai inaugurar até o começo do mês de agosto a sua própria usina remota de energia solar no município de Marechal Cândido Rondon (PR).

O empreendimento abastecerá nove das 11 lojas do grupo na Região Sul, nas cidades de Mallet, Antônio Olinto, Inácio Martins, Paula Freitas, Paulo Frontin, União da Vitória e Palmeira. 

A escolha pelo local, que fica a cerca de 500 km de distância de Mallet, ocorreu pelo fato de a região ser um dos melhores pontos do estado para irradiação solar. Em Mallet, a produção seria 15% menor do que seria em Marechal Cândido Rondon. 

Ao todo, a usina solar a ser inaugurada terá capacidade de 150.000 kWh, o equivalente ao consumo de mil residências. A previsão do supermercado é recuperar os R$ 7 milhões investidos em até quatro anos. 

Bahniuk conta com 11 lojas em funcionamento na região Sul do Brasil. Foto: Grupo Bahniuk

Inicialmente, o plano da Bahniuk é gerar a própria energia para reduzir gastos, já que somente os refrigeradores da empresa consomem cerca de 70% de toda energia elétrica das lojas. 

No entanto, a longo prazo, o grupo planeja aumentar a produção e começar a vender energia para outras empresas consumidoras no Mercado Livre. 

Além do próprio supermercado, o Grupo Bahniuk também administra outras três empresas no Brasil: uma marca de atacado, uma empresa de panificação e uma transportadora que, juntas, somam 650 funcionários.

Publicado Originalmente no Canal Solar em 2022-07-22 16:21:51