Brasil ganha associação dedicada ao mercado de armazenamento de energia

Brasil conta um projeto de armazenamento em larga escala do Brasil

As principais empresas do segmento de armazenamento de energia criaram a ABSAE (Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia) com o objetivo prinicipal de acelerar o mercado de baterias no Brasil.

A associação está estruturada em três pautas principais: divulgação de informações sobre o segmento, incentivo ao marco regulatório e estímulo e adoção de políticas públicas.

A associação foi fundada por quatro empresas: Micropower, Baterias Moura, Newcharge e UCB. A ABSAE foi apresentada ao mercado nesta quarta-feira, durante a Intersolar South America 2023, com o objetivo de compartilhar essa iniciativa e convidar mais empresas do setor a se associarem.

O presidente da ABSAE, Markus Vlasits, ressaltou a importância do armazenamento de energia para a segurança do sistema elétrico, a descarbonização da matriz elétrica e a modicidade tarifária.

Ele também destacou a necessidade de incentivar investimentos nessa área e a adoção de políticas públicas que garantam a competitividade do segmento de armazenamento de energia.

“Além dos objetivos pré-estabelecidos, como a discussão de políticas públicas para o setor e o marco regulatório, a ABSAE também terá como foco a formação e qualificação de futuros profissionais de armazenamento de energia”, disse.

Com a criação da ABSAE, as empresas associadas esperam impulsionar o desenvolvimento do setor de armazenamento de energia no Brasil, contribuindo para a transição de uma matriz energética mais sustentável e eficiente.

Publicado Originalmente no Canal Solar em 2023-08-31 16:42:13