ANEEL fará revisão dos requisitos para sistema de proteção

O tema integra a Agenda Regulatória biênio 2022-2023. Foto: Divulgação

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) abriu a Tomada de Subsídios 015/2023, cujo objetivo é obter informações para a revisão dos Procedimentos de Rede que tratam dos requisitos mínimos para sistemas de proteção, de registro de perturbações e teleproteção.

As contribuições serão recebidas pela Agência até dia 16 de outubro. O tema integra a Agenda Regulatória biênio 2022-2023 como atividade TRA 21-23.

Segundo a Agência, a tomada visa aprimorar os submódulos 1.2 e 2.11 dos Procedimentos de Rede, “com a finalidade de compatibilizar com as alterações propostas na Consulta Externa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), realizada entre 21 de junho e 6 de agosto de 2022”.

A Nota Técnica 75/2023 a Agência cita a “Mensuração do impacto das alterações propostas TRA21-33”. No documento, o ONS informou que a última revisão dos requisitos mínimos para sistemas de proteção, de registro de perturbações e de teleproteção nos Procedimentos de Rede ocorreu em 2016 e destacou quatro principais alterações propostas:

  • Estabelecimento de requisitos mínimos para os sistemas de proteção, registro de oscilografia e teleproteção para subestações digitais;
  • Aprimoramento dos requisitos e estabelecimento de novos requisitos para os sistemas de proteção das funções de transmissão;
  • Explicitação da abrangência de aplicação do Submódulo 2.11; e
  • Aperfeiçoamento da estrutura do documento e outras melhorias de baixo impacto.

A nota técnica e demais documentos relacionados já estão disponíveis no site da ANEEL. Clique aqui para acessar. As sugestões poderão ser enviadas para o e-mail [email protected].

Publicado Originalmente no Canal Solar em 2023-09-05 11:28:02