Genyx firma acordo com SolaX para fornecer inversores híbridos e baterias de lítio

Produtos da SolaX apresentados na Intersolar South America 2023. Foto: Canal Solar

A Genyx Solar Power anunciou uma parceria com a SolaX Power para fornecimento de inversores híbridos e baterias de lítio no Brasil. A primeira carga da China chega em outubro deste ano.

“A novidade contribuirá para desenvolver e aperfeiçoar o sistema de energias renováveis, como solar e eólica, garantindo estabilidade do fornecimento e protegendo empresas e residências de interrupções imprevistas”, disse André Hipólito, diretor de produtos da Genyx.

Ainda segundo o diretor, o acordo é apenas o começo de uma parceria que pode evoluir para toda a grade de produtos fornecidos pela SolaX, como carregadores veiculares.

“Fechamos a parceria com a SolaX ao antecipar, por meio de nosso sistema de curadoria, futuras necessidades do sistema brasileiro. Sentimos demanda, mas também queremos criar demanda”, complementou.

Vantagens das baterias

A empresa pontuou que as baterias de lítio oferecem maior capacidade de armazenamento, vida útil prolongada e garantia de desempenho superior, bem como possuem composição equilibrada entre lítio, ferro e fosfato, e garantem maior estabilidade e diminuem a dependência apenas do lítio.

Outro ponto destacado é que tais equipamentos possuem uma vantagem de serem reaproveitados para outras aplicações, mesmo após o uso completo e a redução na retenção de cargas.

O produto detém a mesma tecnologia já empregada em VEs (veículos elétricos), demonstrando seu potencial para impulsionar a transição para fontes de energia mais limpas e sustentáveis em diferentes setores.

De acordo com a companhia, essa tecnologia tem custo em torno de R$ 15 mil e possui uma garantia de dez anos. “São produtos que podem ser instalados fora da rede de energia elétrica, como zonas rurais, garantindo segurança e conexões velozes de comunicação”, afirmou Hipólito.

Gilberto Camargos, Country Manager da SolaX Power, comentou que para economizarem em períodos do dia em que o custo da eletricidade é mais alto, os clientes costumam acionar os geradores a diesel, pois é mais barato do que consumir energia da concessionária.

“Porém, o custo operacional do gerador, seja com combustível e manutenção, deixa de fazer sentido quando substituído por uma sustentável. As baterias possuem aproximadamente 15 anos de vida útil e podem ser utilizadas com energia renovável ao invés de queimar combustíveis fósseis”, concluiu.

Publicado Originalmente no Canal Solar em 2023-09-08 09:33:14