RE+ 2023: maior evento solar nos EUA começa hoje (12) com 1,4 mil expositores

Acompanhe o Canal Solar e fique por dentro das novidades da RE+

Começou nesta segunda-feira (12) o RE+, o maior evento de energia da América do Norte, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O evento reúne congresso e exposição de diversas empresas que atuam nos segmentos de energia solar, armazenamento, mobilidade elétrica e outros setores atrelados à produção de energia.

O Canal Solar está presente no RE+ acompanhando as novidades apresentadas pelas companhias, dentre produtos e serviços para o setor elétrico norte americano. Segundo a organização, cerca de 1,4 mil expositores estão presentes até quinta-feira (14).

No primeiro dia, foram realizados congressos com foco em financiamento de tecnologias inovadoras de energia renovável, oportunidades do mercado de armazenamento de energia dos EUA em 2023 e O&M (operação e manutenção) de sistemas fotovoltaicos.

E hoje foi aberta a exposição para os participantes conhecerem de perto as novas tecnologias das empresas. O que chamou a atenção é a diferença entre módulos de utility scale e destinados para projetos residenciais, que são menores. Esta distinção se dá por questões trabalhistas.

Segundo fabricantes de módulos, existe uma norma chamada OSHA, que determina que os trabalhadores só devem levantar objetos que pesem 50 libras ou menos, cerca de 22 kg.

Caso ultrapasse este peso, os trabalhadores deverão usar um dispositivo mecânico para levantá-lo ou obter ajuda de outro trabalhador. Por este motivo, para projetos residenciais, as empresas instaladoras acabam optando por módulos menores do que os empregados em projetos de utility scale.

Outra tendência nos corredores da feira é a utilização de módulos all black. De acordo com Teodor Galitev, da JA Solar, apesar de estes módulos apresentarem uma eficiência um pouco menor, pela ausência da superfície branca e perderem mais ou menos 1% de sua eficiência, eles continuam sendo a alternativa mais escolhida devido às questões estéticas.

Os sistemas de armazenamento de energia também são destaques no RE+, se tornando cada vez mais populares aqui nos Estados Unidos, principalmente, por conta de mudanças na legislação.

Na Califórnia, por exemplo, foi reduzido o valor dos créditos de energia solar em cerca de 75% para novas instalações de sistemas fotovoltaicos.

Acompanhe o Canal Solar e fique por dentro das novidades da RE+.

Publicado Originalmente no Canal Solar em 2023-09-12 18:23:25