União Europeia: lei exige instalação FV em novas e antigas construções de estacionamentos

Medida vale para todos os estacionamentos exteriores que tenham mais do que 80 vagas

Já está em vigor na França a lei que exige que a metade das coberturas de estacionamentos construídos, acima de 80 vagas, tenham módulos fotovoltaicos instalados. Segundo o governo, a expectativa é que as estruturas possam gerar de 9 até 11 GW, o que equivale a cerca de dez usinas nucleares.

A obrigatoriedade, que entrou em vigor em 1º de julho de 2023, vale para todos estacionamentos exteriores que tenham mais do que 80 vagas.

Estão dispensados da obrigatoriedade estacionamentos de veículos pesados, com mais de 7,5 mil toneladas, e estacionamentos construídos próximos a áreas de turismo.

Apesar de ter entrado em vigor em julho de 2023, o prazo para a instalação é de três até cinco anos. A exigência é que, no mínimo, 50% da superfície acima da construção deve ser coberta por módulos solares.

A medida pertence ao projeto de lei sobre “Aceleração do desenvolvimento de energias renováveis“. O projeto prevê, através das novas regulamentações,  influenciar e acelerar o crescimento do uso das energias renováveis.

Os responsáveis pelos estacionamentos que não entrarem em conformidade com a nova lei estarão sujeitos a uma multa de até € 10 mil.

Alemanha: a partir de novembro de 2023, alguns estados alemães devem exigir obrigatoriedade

Nos estados de Baden-Wurtemberg, Baixa Saxônia, Renânia do Norte-Vestefália e Renânia-Palatinado e Hesse deve entrar em vigor, a partir de novembro de 2023, a obrigatoriedade de painéis solares em estacionamentos recém-construídos. As construções sujeitas à nova exigência podem variar entre aquelas com 35 até 100 vagas disponíveis.

Diferentemente da França, que exige a obrigatoriedade tanto em novas como em antigas construções, a Alemanha irá aplicar a nova medida apenas para estacionamentos recém-construídos.

De acordo com estudo feito pelo ISE (Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar), se na Alemanha aplicasse a nova medida também em estacionamentos já existentes, cerca de 215 GW de capacidade fotovoltaica planejada pelo governo para 2030 poderia ser alcançado através dessas instalações.

Publicado Originalmente no Canal Solar em 2023-09-14 16:26:05