Terminal portuário no Paraná irá economizar R$ 100 mil por ano com solar

Usina solar de 281,94 kWp instalada no terminal portuário de Paranaguá (PR). Foto: Bonö Energia/Divulgação

A Klabin acaba de inaugurar, em Paranaguá (PR), uma usina solar construída no terminal portuário da cidade. A Bonö Energia foi a empresa responsável pela execução do projeto.

Segundo a companhia, essa é a primeira operação de energia fotovoltaica construída dentro de um terminal portuário no Brasil. O empreendimento, que tem uma geração média de 22.483 kWh/mês, irá proporcionar uma redução de custo com eletricidade da ordem de R$ 100 mil por ano.

No total, foram utilizados 508 módulos fotovoltaicos de 555 Wp da WEG para a construção do sistema, que possui 281,94 kWp. A geração de energia solar reforça o compromisso da Klabin com a sua agenda ESG e tem a estimativa de evitar as emissões de 11,5 toneladas de CO2 por ano.

“A presença da empresa em um terminal portuário com o que há de mais moderno em relação a geração de energia reforça como a Klabin valoriza a inovação, sempre atrelada a sustentabilidade”, afirmou Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação e Sustentabilidade da Klabin.

“Foi um projeto inovador para a Bonö, pois trouxe um outro olhar sobre processos e procedimentos que ainda não tínhamos atuado, o de terminais portuários”, destacou Vitor Ferrari, CEO da Bonö Energia.

“Em nossas obras, estamos acostumados a seguir as normas de segurança, mas o terminal portuário nos elevou a outro patamar em relação a segurança de obras. Desenvolvemos o projeto nos mínimos detalhes, inclusive utilizando estruturas metálicas galvanizadas a fogo, para que assim evite-se a corrosão causada pela maresia e aumente a vida útil do material”, acrescentou.

Ferrari comentou ainda que foi desenvolvido um treinamento de manutenção para que a própria equipe da Klabin possa manter os módulos fotovoltaicos limpos e protegidos contra os efeitos causados pela maresia.

“Os painéis precisam estar sempre limpos para garantir a melhor eficiência na geração de energia solar, e neste projeto, incluímos o treinamento da equipe da Klabin para que esta usina solar esteja sempre com a melhor performance”, concluiu.

Publicado Originalmente no Canal Solar em 2023-09-14 12:01:54