Com o objetivo atender às novas necessidades do mercado de energia solar e de mobilidade elétrica, que estão em estágio de desenvolvimento acelerado, a PHB Solar está ampliando o portfólio de produtos para os integradores.

Durante a Intersolar de 2023, apresentou suas mais recentes soluções para eletrificação de veículos, armazenamento de energia, inversores híbridos e off-grid, além das soluções on-grid tradicionais já conhecidas no mercado.

Segundo Fernando Schmidt e Ivan Sarturi, engenheiros eletricistas da PHB Solar, além de equipamentos para recarga rápida, em CC (corrente contínua), também foram exibidos produtos para cobrança e gerenciamento da recarga.

A estação de recarga de 102 kW possui três conectores: 1 CCS2, de recarga rápida feita em corrente contínua, de até 80 kW, 1 CHAdeMO, também de recarga CC de até 80 kW, e outro conector, tipo 2, em CA (corrente alternada), de 22 kW.

Foi também apresentada uma estação de recarga CC montada em parede, de 40 kW, que possui um conector CCS2. “Essa solução possui um custo mais atrativo, além de necessitar menor espaço físico para instalação e uma infraestrutura elétrica menos robusta”, ressaltaram.

De acordo com os engenheiros, a vantagem de se fazer recargas em corrente contínua é que além de maior potência (menos tempo de recarga), trata-se de um processo que independe de um conversor próprio do veículo, não ficando portanto a potência da recarga limitada a esse conversor integrado.

“Muitas vezes o veículo pode oferecer um conversor on-board de 7,4 kW ou menos. Nestes casos, se conectado a uma estação de recarga trifásica de 22 kW, a recarga ficará inevitavelmente limitada à potência do conversor on-board (não apenas a corrente, mas também número de fases)”, explicaram.

Estação de recarga veicular rápida CC de 40 kW. Foto: PHB Solar/Divulgação

Estação de recarga veicular rápida CC de 40 kW. Foto: PHB Solar/Divulgação

Armazenamento e inversores híbridos e off-grid

Com as recentes mudanças na lei e com a Portaria nº 140 do Inmetro, novas tendências de mercado surgiram. Para atendê-las, foi apresentado pela PHB a sua nova linha de inversores híbridos, com modelos de 3,6 kW, 5 kW e 6 kW na linha monofásica e 20 kW para a linha trifásica.

Solução híbrida monofásica. Foto: PHB Solar/Divulgação

Solução híbrida monofásica. Foto: PHB Solar/Divulgação

Conforme Schmidt e Sarturi, os inversores híbridos monofásicos podem ser pareados com baterias de chumbo-ácido ou com a bateria de lítio PHB, de 48 V e 4,86 kWh de energia útil.

Já a linha trifásica opera em conjunto com a bateria de lítio high voltage da PHB, podendo atingir a marca de até 230,4 kWh de armazenamento na sua maior capacidade de banco de baterias. “Todos os inversores possuem certificação do Inmetro para homologação na concessionária”, afirmaram.

Solução híbrida trifásica. Foto: PHB Solar/Divulgação

Solução híbrida trifásica. Foto: PHB Solar/Divulgação

Nobreak solar retrofit

Durante a Intersolar, os participantes puderam ainda ver a solução nobreak solar retrofit. Este produto possibilita que no caso de um evento de falta da rede da concessionária, o inversor on-grid se desligue, mas seus módulos passem de maneira automática para um inversor off-grid, que alimenta as cargas prioritárias, utilizando também baterias (chumbo-ácido ou lítio).

Solução nobreak solar retrofit. Foto: PHB Solar/Divulgação

Solução nobreak solar retrofit. Foto: PHB Solar/Divulgação

Inversores on-grid e módulos fotovoltaicos

No evento, a PHB apresentou toda a sua linha, que abrange desde 1,5 kW até 250 kW, tendo inversores com tensão fase-neutro de 127 V e 220 V e na linha trifásica, tensão fase-fase de 220 V e 380 V.

“Na área de módulos fotovoltaicos trabalhamos hoje com Jinko, Longi, JA e Astronergy, todos do Top 10 mundial. Destacamos a grande confiabilidade dessas marcas, tecnologias de ponta e garantia de entrega de potência”, concluíram os engenheiros da PHB Solar.

Família de inversores on-Grid. Foto: PHB Solar/Divulgação

Família de inversores on-Grid. Foto: PHB Solar/Divulgação

Publicado Originalmente no Canal Solar em 2023-09-15 10:57:23