Com o uso da Energia Solar Fotovoltaica Rural, incentivada por linhas de financiamento específicas para o agronegócio, produtores e empresas do setor conseguem economizar na conta de luz, pagar a parcela do sistema com essa economia e aumentar a sua produtividade.
Expansão no Uso da Energia Solar Fotovoltaica Rural
No entanto, foi somente nos últimos anos que essa prática começou a se popularizar em meio a produtores e empresas do setor rural.
Fruto da popularização da tecnologia do país, puxada principalmente por consumidores de energia residencial, a energia solar fotovoltaica rural torna-se cada vez mais acessível devido à queda dos preços dos equipamentos.
Mas porque cresce tanto o uso da energia solar fotovoltaica rural no Brasil?
Quais as vantagens que levam esses consumidores a apostarem na geração própria de energia elétrica?
Veja o vídeo e conheça um pouco mais!
Energia Solar Fotovoltaica
Rural e suas Vantagens
Com certeza, a ECONOMIA DE ATÉ 95% na conta de luz pode ser apontada como a principal delas, o que gera grande economia ao produtor rural durante toda a vida útil do sistema.
Assim, é possível ao produtor ou empresa rural REDUZIR os seus GASTOS e, quando se trata de energia elétrica, esta representa um dos maiores gastos para esses consumidores.
A DURABILIDADE da tecnologia é outra grande vantagem do uso da energia solar no campo, com a vida útil de um sistema gerador fotovoltaico ficando, no mínimo, em 25 anos.
Em alguns casos, existe a possibilidade ainda do produtor rural poder GERAR A ENERGIA no campo, abater todo o seu consumo com ela e, ainda, USAR EXCEDENTE para abater do consumo de suas propriedades urbana.
Através do sistema de GERAÇÃO DE CRÉDITOS energéticos, o produtor ou empresa rural pode usar o excedente de energia gerada e não consumida para abater o consumo de um escritório na cidade, por exemplo.
A SUSTENTABILIDADE inerente a essa forma de geração elétrica também é outra vantagem, visto que muitos produtores rurais, antes, tinham como opção para alimentar seus maquinários apenas os barulhentos, poluentes e caros geradores à diesel.
Um sistema solar fotovoltaico, por sua vez, gera ENERGIA 100% LIMPA através da luz do sol que abunda em nosso país, uma das fonte de energia renovável mais segura e inesgotável.

Energia Solar fotovoltaica rural como funciona
Um sistema solar fotovoltaico gera energia elétrica através da luz do sol, a qual é captada pelas placas solares (melhor conhecidas como módulos fotovoltaicos) que são instaladas em áreas livres para que recebem essa irradiação, ficando geralmente fixadas sobre os telhados.
- Essas placas são compostas de várias células fotovoltaicas, as quais são as responsáveis por converter a luz do sol em energia elétrica, o que fazem através do efeito fotoelétrico conhecido como efeito fotovoltaico.
- Essa energia, que é gerada em corrente contínua, precisa passar por outro equipamento do sistema, o inversor fotovoltaico interativo, que a converte em corrente alternada para poder ser usada pelas máquinas e equipamentos elétricos.
- Esses sistemas, que funcionam em conjunto com a rede elétrica, fazem uma troca de energia com esta, com toda a energia gerada e não consumida sendo injetada na rede e emprestada de forma gratuita a distribuidora.
- Esta energia então volta ao consumidor na forma de créditos energéticos, que são fruto do sistema de compensação de energia elétrica criado pela Aneel em sua resolução 482.
- Como o sistema solar só gera energia durante as horas em que o sol brilha no céu, à noite ou em momentos em que o consumo é maior que a geração, a rede elétrica continua suprindo esse consumo.
- Porém, são esses créditos gerados que possibilitam a economia de até 95% na conta de luz, pois eles abatem essa energia consumida da rede.
Financiamento Energia Solar Fotovoltaica Rural
Umas das poucas desvantagens da energia solar é o alto custo dos sistemas fotovoltaicos que, embora tenham seus preços reduzidos a cada ano, ainda demandam um alto investimento inicial.
Por essa razão, linhas de financiamento são a opção da maioria dos clientes da tecnologia, que possibilitam a aquisição do sistema através de longos parcelamentos.
Para os clientes da energia solar fotovoltaica rural, o financiamento se torna uma opção ainda mais interessante devido as linhas específicas oferecidas ao setor.